Sobre mim

Nasci em uma cidade no interior da Argentina em 1980. Esse pode não ser um fato muito relevante para aqueles que estão interessados em encontrar um psicólogo para sua terapia, mas suspeito que possa dar uma boa ideia sobre a maneira como trabalho. A Argentina é caracterizada por uma cultura que foi permeada pela psicanálise, não apenas em sua linguagem cotidiana, mas também em seus hábitos subjetivos e hiper-reflexivos. Além disso, em suas faculdades de psicologia, como aquela em que me formei, a psicanálise é uma pedra angular. Portanto, essas raízes psicanalíticas permanecem comigo até hoje.

Minha infância e adolescência foram passadas entre a escola (eu era um aluno muito responsável), muito esporte, uma família amorosa e amigos verdadeiros, muita música e leitura. Todas essas experiências me transformaram no profissional que sou hoje. Da escola e do esporte, herdei a ética do trabalho e a dedicação responsável; da família e dos amigos, herdei a importância do vínculo e do exercício da empatia. Da música e da literatura, que mantenho até hoje, a sensibilidade misturada com a dose exata de intelectualidade.

Quando terminei a escola, estava debatendo entre diferentes opções de carreira: sociologia, filosofia, medicina e psicologia. Finalmente, em uma clínica que conheci por causa dos meus constantes ataques de asma, conheci um psicólogo familiar. Conversando com ele, decidi que era isso que eu queria fazer pelo resto da minha vida. Entrei na Universidade Católica de Cuyo e tive os melhores professores que poderia ter tido. Lembro-me do que eles ensinaram todos os dias em meu trabalho. Não sei se ainda existem professores assim.

Após a graduação (2005), e sabendo que havia outras psicologias além da psicanálise, fui morar no Chile para aprender sobre psicologia cognitiva. Embora tenha tido alguns anos muito difíceis devido à distância de minha família e amigos, consegui fazer um mestrado em psicologia na Universidade Diego Portales, em Santiago do Chile. Durante esse período, trabalhei no laboratório de neurociências dirigido por um dos melhores psicólogos que já conheci: Agustín Ibañez (agora diretor da RedLat sobre Alzheimer). Aprendi muito sobre neurociências e cognição, o que hoje me permite conversar e ter uma boa coordenação com os psiquiatras de meus pacientes.

Em 2008, ainda no Chile, entrei no doutorado em psicologia na PUC do Chile (de 70 candidatos, apenas 5 alunos entraram). Naquele ano, a PUC estava em segundo lugar no ranking das faculdades de psicologia da América do Sul (a USP no Brasil estava em primeiro lugar), então foi um sonho realizado ter essa oportunidade. Durante meu doutorado, aprofundei-me nas teorias cognitivas e descobri outros paradigmas e teorias sob a orientação do incrível Andrés Haye. Com ele, estudei o dialogismo e fiz minha tese de doutorado sobre questões relacionadas à construção da identidade.

Depois de terminar meu doutorado (2014), fui morar no sul do Chile, contratado pela Universidad San Sebastián. No entanto, durante esse período, eu já havia iniciado minha colaboração com professores do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Portanto, o Brasil já estava em meus horizontes. Finalmente, em 2017, aceitei o convite do professor Danilo Silva Guimarães e me mudei para São Paulo para iniciar meu primeiro pós-doutorado em psicologia. A partir desse momento, minha vida parece um sonho. Viver em São Paulo é lindo, pelo clima, pelo povo, pela mistura de natureza e cidade… e, claro, porque aqui conheci minha esposa Carolina e minhas duas filhas: Diana e Liz.

Atualmente, estou fazendo meu segundo pós-doutorado sob a supervisão da professora Lívia Mathias Simão. Ela é uma eminência na psicologia brasileira e especialmente no Construtivismo Semiótico-Cultural. Estou aplicando tudo o que aprendi na minha prática clínica com meus pacientes, tentando oferecer uma psicoterapia humanizada baseada no melhor e mais profundo conhecimento teórico.

Se estiver procurando um terapeuta e alguma das coisas acima chamar sua atenção e quiser saber mais, entre em contato comigo e terei prazer em responder a todas as suas perguntas e comentários.